Táticas

strategy.png

Táticas são estratégias que um exército pode usar em combate para influenciar os resultados da batalha. Um exército novo não conhece nenhuma tática (com exceção de Atacar e Recuar, que todo exército conhece).

Um exército pode conhecer um número máximo de táticas igual a metade de sua ACR (mínimo 0). Um exército aprende táticas novas toda vez que for vitorioso contra outro exército, contanto que isso não fosse deixar seu número de táticas conhecidas maior que o número máximo.

No começo de uma batalha, na Fase Tática, o comandante de um exército escolhe que tática usar pelo resto da batalha. No começo de uma Fase de Ataque a Distância ou numa Fase de Engajamento, o comandante pode tentar mudar a tática usada pelo exército através de um teste de moral com DC 15.

São táticas que podem ser aprendidas por qualquer exército:

  • Atacar: O exército simplesmente ataca o inimigo. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército não ganha nenhum bônus ou penalidade.
  • Brutalidade Implacável: O exército deixa toda a cautela de lado e ataca o exército inimigo com todas as forças. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +4 em seu modificador ofensivo, mas sofre uma penalidade de -4 em seu valor defensivo.
  • Combate Cauteloso: O exército combate de forma extremamente cautelosa, mantendo a moral alta. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +2 em todos os testes de moral, mas sofre uma penalidade de -2 em seu modificador ofensivo.
  • Defesa Total: O exército assume posições defensivas. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +4 em seu valor defensivo, mas sofre uma penalidade de -4 em seu modificador ofensivo.
  • Destacamento de Arqueiros: O exército se divide em duas partes, com uma formação de arqueiros na retaguarda. Enquanto essa tática estiver em efeito, na Fase de Engajamento, caso seu exército cause dano ao exército inimigo, ele causa +2 de dano. Para usar essa tática, um exército precisa ser capaz de usar ataques à distância.
  • Formação em Pinça: O seu exército se abre em uma formação focada em flanquear o exército adversário, deixando-os mais vulneráveis mas em troca espalhando demais os seus soldados. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +2 em seu modificador ofensivo, mas sofre uma penalidade de -2 em seu valor defensivo. Note que essa tática não pode ser usada caso não haja espaço para cercar o exército inimigo.
  • Lutar Sujo: O exército usa táticas injustas para ganhar a vantagem no combate. Enquanto essa tática estiver ativa, o comandante pode declarar no começo de uma Fase de Engajamento que seu exército usará táticas injustas. Durante essa rodada, e apenas durante essa rodada, o exército recebe um bônus de +6 no seu modificador ofensivo. Esse efeito não pode ser usado no mesmo exército mais de uma vez por batalha.
  • Matadores de Mago: O exército contém especialistas, amuletos ou treinamento para lidar com oponentes capazes de magia. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +4 em seu valor defensivo contra exércitos inimigos que possuam capacidades mágicas.
  • Parede de Ferro: O exército luta na defensiva, protegendo uns aos outros com seus escudos. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +2 em seu valor defensivo, mas sofre uma penalidade de -2 em seu modificador ofensivo.
  • Provocar: O exército grita insultos e tenta provocar o exército inimigo, tentando fazer com que eles fiquem irritados e cometam erros óbvios. Enquanto essa tática estiver ativa, no começo de qualquer Fase de Ataque a Distância ou Fase de Engajamento, o comandante escolhe um exército inimigo. O exército inimigo deve então passar por um teste de moral com DC 10+ACR do seu exército. Caso o exército inimigo falhe no teste, eles sofrem uma penalidade de -2 em seu modificador ofensivo e em seu valor defensivo apenas contra o exército provocador e apenas por uma rodada. Caso um exército inimigo passe no teste de moral para resistir à provocação por duas rodadas seguidas, eles tornam-se imunes às provocações desse exército específico pelo resto da batalha.
  • Quebradores de Cerco: O exército foca em destruir as armas de cerco do exército inimigo. Enquanto essa tática estiver ativa, durante a Fase de Engajamento, se o exército atacar com sucesso um exército inimigo que tenha armas de cerco, role outro ataque. Se esse ataque também for um sucesso, escolha uma arma de cerco do inimigo e a destrua.
  • Recuar: O exército tenta escapar da batalha. Se um exército muda de táticas para essa, ele não rola o teste de moral e conta como se tivesse passado. Ao invés disso, role um teste de moral para cada exército inimigo que esteja engajado com o exército que está batendo em retirada. Caso todos os testes sejam sucessos, seu exército pode se retirar da batalha ou tratar a próxima Fase de Engajamento como se fosse uma Fase de Ataque à Distância. Caso alguns testes sejam sucessos e outros falhem, seu exército ainda pode fazer isso, mas os exércitos inimigos podem atacá-lo normalmente. Caso todos os testes falhem, seu exército perde a rodada e ainda pode ser atacado.
  • Retirada Falsa: O exército finge bater em retirada, mas de fato os soldados estão criando espaço para que seu inimigo avance e eles possam cercá-lo. Enquanto essa tática estiver ativa, o comandante pode declarar no começo de uma Fase de Engajamento que seu exército fará uma retirada falsa. Nessa fase, o exército não ataca. Na fase seguinte, o exército recebe um bônus de +6 no seu modificador ofensivo e no seu valor defensivo, mas apenas contra um único exército inimigo.
  • Supremacia Montada: O exército modifica suas táticas para focar-se em inimigos desmontados. Enquanto essa tática estiver em efeito, o exército ganha um bônus de +2 em seu modificador ofensivo, mas apenas contra exércitos que não tenham montarias. Para usar essa tática, um exército precisa ter montarias.

Mantenham em mente que essas são só as táticas padrão que estão no livro. Qualquer sugestão para uma tática homebrew, vocês podem falar comigo pelo skype.

Táticas

Reifazedor DM_Ele