Recursos do Exército

Para o Combate entre Exércitos, recursos são valores que podem ser comprados para equipar um exército e conceder a seus soldados a vantagem na hora do combate. Recursos costumam ser caros, e é necessário mantê-los e treinar os soldados em seu uso. Quando um reino primeiro compra um recurso, os líderes do conselho pagam uma quantidade de BP que depende do recurso comprado, e o consumo do exército para qual o recurso é dado aumenta por uma quantidade explícita em sua descrição.

Os preços de compra listados abaixo são para comprar um recurso para um exército médio (de 51 a 100 soldados). Caso você esteja comprando recursos para um exército minúsculo, divida o valor por oito. Para um exército diminuto, divida por seis. Miúdo, por quatro. Pequeno, por dois. Um exército grande paga o dobro do preço, um enorme paga quatro vezes, um imenso paga dez e um colossal tem de pagar vinte vezes o valor. Arredonde para cima qualquer fração.

  • Arco e Flechas - Comprar esse recurso custa 2 BP. Cada soldado é equipado e treinado no uso de um arco, besta, mosquete ou outra arma de ataque a distância (apesar do nome desse recurso, não é necessariamente arcos que são usados). O exército equipado pode realizar ataques a distância. O consumo do exército aumenta em 1.
  • Armadura - Comprar esse recurso custa 3 BP. Os soldados recebem armaduras obra-prima para aumentar suas defesas. O valor defensivo e o consumo do exército aumentam em 1. Por 15 BP, você pode dar armaduras mágicas ao exército ao invés de armaduras obra-prima, o que aumenta seu valor defensivo e seu consumo em 2 ao invés de 1. O seu reino precisa ter um distrito estrangeiro, uma escola militar ou um ferreiro antes de comprar esse recurso.
  • Armas - Comprar esse recurso custa 5 BP. Os soldados recebem armas obra-prima para melhorar seus ataques. O modificador ofensivo e o consumo do exército aumentam em 1. Por 50 BP, você pode dar armas mágicas ao exército ao invés de armas obra-prima, o que aumenta seu modificador ofensivo e seu consumo em 2 ao invés de 1. O seu reino precisa ter um distrito estrangeiro, uma escola militar ou um ferreiro antes de comprar esse recurso.
  • Armas de Cerco - Comprar esse recurso custa 15 BP por arma de cerco, e ao contrário dos outros recursos, o preço de armas de cerco não muda dependendo do tamanho do exército. Um exército que tenha uma ou mais armas de cerco aumenta seu modificador ofensivo por 2, independente de quantas armas de cerco possua. Além disso, o consumo do exército aumenta em 3 por cada arma de cerco que ele possua. Toda vez que esse exército ataca um exército inimigo, role 1d4 para cada arma de cerco que ele possua. Os bônus de fortificações para o exército alvo é reduzido por aquele valor (mínimo 0). O seu reino precisa ter uma academia, um distrito estrangeiro, uma escola militar ou uma universidade antes de comprar esse recurso.
  • Montaria - Comprar esse recurso custa uma quantia de BP igual à ACR da montaria (cavalos comuns por exemplo custariam 1 BP, e cavalos de guerra custariam 2 BP). Esse exército torna-se uma unidade de cavalaria. Tanto seu modificador ofensivo quanto seu valor defensivo aumentam em 2, e o consumo aumenta em 1. Se a ACR das montarias for maior que a de seus cavaleiros, use a ACR das montarias para determinar as estatísticas do reino. O seu reino precisa ter um distrito estrangeiro, um estábulo ou um curral antes de comprar esse recurso.
  • Poção de Cura - Comprar esse recurso custa 10 BP. Cada soldado é equipado com duas poções de cura. Durante um turno, mas não mais que duas vezes por batalha, o comandante do exército equipado pode ordenar que eles não ataquem nessa rodada e que ao invés disso usem suas poções de cura. O exército recupera uma quantia de HP igual a duas vezes sua ACR. Esse recurso não aumenta o consumo do exército normalmente, mas para toda semana em que o exército utilizar suas poções durante uma batalha, seu consumo aumenta em 3. O seu reino precisa ter um alquimista, uma torre de mago, uma catedral, um herbalista, uma loja de mágica, uma escola de mágica ou um templo antes de comprar esse recurso.

Transferindo Recursos:

Os líderes do reino podem remover os recursos de um exército e transferirem para outro exército de mesmo tamanho ou menor. Transferir recursos entre exércitos não custa BP, mas reduz a moral do exército que perdeu seu recurso por 1.

A exceção são armas de cerco, que podem ser transferidas para um exército maior.

Você pode também distribuir seus recursos para vários exércitos menores, contanto que o número de soldados em todos os exércitos menores seja menor ou igual ao número de soldados no exército doador.

Caso os líderes do reino decidam eliminar um exército que tenha um recurso (mas não caso eles desbandem como consequência de pânico ou sejam derrotados em batalha), seus recursos podem ser dados para outro exército como descrito acima, armazenados para serem transferidos mais tarde, ou vendidos por uma quantidade de BP igual a metade do seu valor de compra.

Recursos do Exército

Reifazedor DM_Ele