Melhorando Territórios

sasuga_trigo.jpg

Quando estiver Construindo um Reino, você não precisa ficar limitado às cidades. Líderes inteligentes entendem que é necessário utilizar todo o seu território ao máximo de seu potencial, estabelecendo fazendas para cultivar comida, criando estradas para facilitar o comércio e construindo fortes para defender a fronteira.

Certos tipos de melhoramento de território só podem ser construídos em determinados tipos de terrenos. Todo melhoramento de território tem um custo em BP para ser construído, que no caso de fazendas ou estradas depende do tipo de terreno em que está sendo construído. A menos que especificado na descrição do melhoramento, um único hex pode ter um de cada melhoramento, sem problemas, mas nunca mais de um do mesmo tipo.

Alguns melhoramentos podem ser construídos como upgrades de outros. Nesse caso, se você já possuir o melhoramento mais barato, você pode substituí-lo pelo melhoramento mais caro apenas pagando a diferença de custo entre os dois.

São os melhoramentos de território:

Aqueduto:
Um aqueduto leva água de nascentes no topo de montanhas para comunidades que de outra forma não teriam acesso a um grande suprimento de água. Um aqueduto, semelhante a uma estrada, liga dois hexes diferentes. Um desses hexes, o começo do aqueduto, deve ser uma área de montanhas ou colinas e deve conter um rio ou lago. O resto do aqueduto pode ser construído em qualquer tipo de terreno.
Para cada hex que possua um aqueduto, a Lealdade do reino aumenta em 1 e a Estabilidade também aumenta em 1. Cidades que estejam conectadas a um aqueduto ganham acesso a construções que normalmente precisariam de água, como moinhos (mas não píeres nem portos).
Construir um aqueduto em um hex tem o mesmo custo que construir uma estrada no mesmo hex, com a exceção de que o preço não aumenta se o hex tiver água (não é necessário construir pontes).

Canal:
Um canal é um rio artificial construído para movimentação de navios. Como estradas, um canal liga dois hexes diferentes. O começo de um canal deve possuir um rio ou lago. O resto do canal deve ser construído em planícies, colinas ou desertos.
Cidades construídas em um hex que possua um canal contam como se tivessem sido construídas em um hex com um rio.
Construir um canal em um hex custa o dobro do preço de construir uma estrada no mesmo hex.

Estrada:
Depois da fazenda, é o melhoramento de território mais básico. Uma estrada liga dois hexes, permitindo que viajantes cheguem mais rápido de um local até o outro. Uma estrada pode ser construída em qualquer tipo de terreno. Uma estrada pode receber um upgrade para tornar-se uma via.
Para cada 4 hexes de estrada em seu reino, a economia aumenta em 1. Para cada 8 hexes, a estabilidade aumenta em 1 também. Qualquer hex conta como uma planície para determinar a velocidade de movimento.
Construir uma estrada custa 1 BP em um hex de planície, 2 BP em um hex de floresta, 3 BP em um hex de colina e 4 BP em qualquer outro tipo de terreno. Dobre esse custo caso o hex possua um rio para considerar o preço de construção de pontes.

Fazenda:
O melhoramento de território mais básico. Uma fazenda pode ser construída em um hex de planície ou de colina. Adicionalmente, caso um hex de deserto tenha um canal passando por ele, você pode construir fazendas nele.
Para cada fazenda em seu reino, o consumo mensal é reduzido em 2.
Construir uma fazenda custa 2 BP em um hex de planície, 4 BP em um hex de colinas e 8 BP em um hex de deserto.

Forte:
Um forte é um prédio fortificada e militarizado que fica fora de uma cidade, normalmente protegendo as fronteiras ou uma área de importância estratégica para o reino. Um forte pode ser construído em qualquer terreno. Um forte pode ser construído como upgrade para uma Torre de Guarda. Um forte não pode ser construído no mesmo hex que outro forte ou uma torre de guarda.
Um forte aumenta a estabilidade do reino em 2 e confere um bônus de defesa para exércitos lutando nesse hex de +4. Além disso, o consumo do reino aumenta em 1, mas o descontentamento é reduzido em 1 também. Você pode estacionar um exército de até 100 soldados em um forte. Se você construir uma cidade em um hex que contenha um forte, essa cidade já começa com um quartel e um estábulo de graça.
Construir um forte custa 24 BP.

Mina:
Uma mina é uma escavação que remove algum tipo de recurso mineral do solo, como carvão, ferro, sal ou mesmo metais e pedras preciosas, como ouro ou diamante. Uma mina pode ser construída em hexes de deserto, colina ou montanha. Uma mina não pode dividir seu hex com outras melhorias de território.
Para cada mina em seu reino, a economia aumenta em 1. Além disso, ao coletar impostos você recebe 1 BP a mais.
Construir uma mina custa 6 BP.

Pedreira:
Uma pedreira corta pedras para serem usadas em construções. Uma pedreira pode ser construída em hexes de colina ou montanha. Uma pedreira não pode dividir seu hex com outras melhorias de território.
Para cada pedreira em seu reino, a estabilidade aumenta em 1. Além disso, ao coletar impostos você recebe 1 BP a mais.
Construir uma pedreira custa 6 BP.

Ponte:
Uma ponte permite que viajantes e mercadores passem sobre rios. Quando você constrói uma estrada em um hex de rio, o preço das pontes já está incluído no custo da estrada. Esse melhoramento de território só consta aqui apenas para referência.

Serraria:
Uma serraria é um local para onde lenhadores trazem sua madeira para ser cortada e posteriormente vendida. Uma serraria só pode ser construída em florestas. Uma serraria não pode dividir seu hex com outras melhorias de território.
Para cada serraria em seu reino, a estabilidade aumenta em 1. Além disso, ao coletar impostos você recebe 1 BP a mais.
Construir uma serraria custa 3 BP.

Torre de Guarda:
Uma torre de guarda serve para proteger territórios estratégicos, como fronteiras e para manter a ordem sobre o local. Uma torre de guarda pode ser construída em qualquer terreno. Uma torre de guarda pode receber um upgrade para tornar-se um forte. Uma torre de guarda não pode dividir seu hex com um forte ou outra torre de guarda.
Uma torre de guarda aumenta a estabilidade do reino em 1 e confere um bônus de defesa para exércitos lutando nesse hex de +2. Além disso, o descontentamento do reino é reduzido em 1. Você pode estacionar um exército de até 50 soldados em uma torre de guarda. Se você construir uma cidade em um hex que contenha uma torre de guarda, essa cidade já começa com uma torre de guarda.
Construir uma torre de guarda custa 12 BP.

Via:
Uma via é uma estrada pavimentada e bem mantida que permite o trânsito de pessoas e de bens mais rápido do que uma estrada comum. Uma via pode ser construída em qualquer terreno. Uma via pode ser construída como upgrade de uma estrada. Uma via serve para ligar dois hexes.
Para cada 2 hexes de vias que seu reino possua, a economia aumenta em 1. Para cada 4 hexes, a estabilidade aumenta em 1 também. Qualquer hex conta como uma planície para determinar a velocidade de viagem sobre ele, mas além disso trate a velocidade de quem se move por ele como se fosse 3 metros maior.
Construir uma via custa o dobro do preço que custaria para construir uma estrada no mesmo hex.

Vila de Pescadores:
Nesse hex, vivem vários pescadores que tiram sustento de seu trabalho. Por essa razão, esse melhoramento só pode ser posto em um hex que tenha rios, lagos ou mar.
Para cada vila de pescadores em seu reino, o consumo mensal é reduzido em 1.
Construir uma vila de pescadores custa 4 BP.

Melhorando Territórios

Reifazedor DM_Ele